Assunto:
IMPORTÂNCIA DA LEITURA
“O
Líder Cristão e o Hábito de Leitura”. Autor:
Pr. Altair Germano.
1.
Conceito
de Russel:
Ler é “Um ato sutil e
complexo que abrange simultaneamente, a sensação, à percepção, a compreensão e
a integração”.
Comentário: Com isso ele
quer dizer que ler não se limita apenas a perceber as palavras, mas ao mesmo
tempo entender o todo reagindo às ideias apresentadas e procurando integrá-las as suas vivências.
2.
Pr. Altair Germano:
Por ser uma ferramenta de aquisição de conhecimento, a
leitura, se levada a efeito crítica e reflexivamente, emerge como um trabalho
de combate à alienação, capaz de facilitar ao
gênero humano a realização de sua plenitude.
(Essa é a proposta do Evangelho,
desenvolvimento pleno do SER.)
3.
Benefício
da leitura:
·
Promove emancipação crítica e autonomia do
individuo.
·
Proporciona desenvolvimento intelectual e
enriquece o vocabulário.
·
Melhora a fluência verbal e a apropriação dos
bens culturais; a informação e o conhecimento.
·
Auxilia na fluência verbal, a saúde emocional e
psíquica,
·
É um estímulo a saúde mental e a comunhão com as
grandes mentes.
·
Na vida cristã:
ü Obter avivamento espiritual
ü Estímulo mental
ü Obter cultivo de estilo.
ü Adquirir informações.
ü Comunhão com as grandes mentes.
4.
Ações
necessárias para desenvolver o hábito da leitura:
·
Definir o tempo.
·
Leve sempre um livro na bolsa.
·
Faça uma lista de bons livros.
·
Escolha um local tranquilo na casa para seu
cantinho de leitura.
·
Reduza horas na TV e na internet ou de
conversas...
·
Ler para os filhos.
·
Visite livrarias e descubra livros para o
segmento feminino.
·
Estabeleça metas de leituras.
5.
Sugestões
de atividades de leitura:
CRIE UM GRUPO DE LEITURA NA
IGREJA.
Denomine de:
•
Grupo de leitura, clube de leitura,
•
Clube do livro, espaço da leitura,
•
Espaço do conhecimento,
•
Oficina do Saber...
•
Sala do livro ou sala de leitura é melhor quando
há proposta para uma mini biblioteca.
6. Procedimento
de como fazer
PARA CRIAR UM GRUPO DE LEITURA
NA IGREJA É PRECISO:
·
Definir o espaço; sem movimentação, ventilado,
silencioso e agradável.
·
Definir o dia e a hora da reunião do grupo. (uma
vez ao mês)
·
Selecionar o livro para leitura do mês.
·
Organizar as cadeiras em círculo facilita a
comunicação.
Observação:
Diante das dificuldades, de
não ter livros disponíveis, este trabalho pode ser iniciado com a leitura de livros
bíblicos. (livros históricos boa opção) É uma boa forma para iniciar a
atividade de leitura e desenvolver o excelente hábito.
Mas é importante que o grupo adquira
livros. Cada livro adquirido fará parte do acervo de uma biblioteca e pode
construir a sala de leitura.
Cada livro adquirido deve ser
realizado a leitura. Na leitura de um livro comece distribuindo os capítulos do
livro entre os componentes do grupo.
Neste caso,
depois de definir o livro, comente sobre o título da obra, o nome do autor, a
importância do assunto e distribua os capítulos com os membros do grupo. Se
possível deixe cada capítulo com mais de uma pessoa. Pois na exposição uma
complementa a outra.
7.
Dia
da atividade:
No dia da leitura a
coordenadora, ou alguém definida por ela, faz um comentário sobre o livro, sua importância
e coordena a exposição de cada membro.
Defina os minutos que cada um
terá para falar. Coloque uma pessoa da coordenação para controlar o tempo.
No final faça um fechamento
dos pontos mais importantes.
Determine com base na leitura
a aplicabilidade para o grupo.
Relacionando num cartaz:
Pontos importantes para
aplicação.
Observação: Compre um livro de
ATA e registre todos os eventos promovidos pelo departamento Feminino, Colha assinatura de um
grupo participante. Você está construindo a história da Igreja.
EXEMPLO DE GRUPO DE LEITURA.
Livro: Histórico da Ester.
1. É
importante apresentar:
·
Um roteiro que facilite a compreensão do livro.
·
Qual a composição do livro? Quantos capítulos?
·
Qual o tema principal e os propósitos de Deus?
·
Momento histórico: Quando isto aconteceu?
·
Localização geográfica: Onde aconteceu?
·
Autor do Livro: Quem escreveu?
·
Quais os Personagens importantes quais as
atitudes dos personagens destaques.
·
Qual a grande lição para nós?
2. Defina
a distribuição dos capítulos, temas e leitor:
CAPÍTULOS
|
TEMA
|
LEITORA
|
1
|
Providencia de Deus para prover uma rainha
|
|
2
|
Ester é escolhida como rainha dos Persas
|
|
3
|
Trama traiçoeira de Hamã.
|
|
4
|
Mardoqueu convence Ester interceder ao Rei.
|
|
5
|
Providencia de Deus para salvar seu povo.
|
|
6
|
A insônia do Rei Assuero.
|
|
7
|
Ester denuncia a trama de Hamã.
|
|
8
|
Decreto do Rei e a vitória dos Judeus.
|
|
9
|
A festa de Purim.
|
|
10
|
Deus exalta Mardoqueu.
|
3. Reforce
a lição para cada membro.
4. Elogie
a participação de todos. Peça que divulgue e convide caso haja algum faltoso.
5. Deixe
definido o próximo livro e a data.
6. Encerre
a atividade com uma oração, depois tenha um momento de socialização.
2 comentários:
OLÁ, A PAZ DO SENHOR JESUS.
GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.
ESCREVO POESIAS E TENHO UM LIVRO INTITULADO "PARA VOCÊ MULHER".
Postar um comentário