Tarefa Cumprida.
SALMODIANDO AO SENHOR...
BELÉM DA JUDÉIA
Belém há três mil anos. Crescia Davi cuidando do rebanho do seu pai. Ele foi escolhido por Deus para rei de Israel. Era conhecedor das revelações proféticas as quais anunciavam Jesus o Messias, o Salvador do mundo que seria da sua descendência. Como rei, Davi conquistou em 1004 anos antes de Cristo, a cidade de Jerusalém e a tornou capital da sua nação. Foi esse fato que permitiu a celebração de 3000 anos de Jerusalém como capital judaica.
Belém há 2000 anos: uma pequena cidadezinha situada na orla do deserto da Judéia, distante doze quilômetros de capital Jerusalém. Geograficamente apropriada para a criação de ovelhas, é um deserto cheio de vida. Os arredores de Belém são muito férteis, adequados ao plantio de cereais. Provavelmente, esta é a razão do significativo nome de Belém, “Casa do Pão”.
Belém há 55 anos: Belém foi ocupada pelo exército jordaniano com o apoio do Iraque, da Síria, do Líbano, do Egito, da Arábia Saudita e do Iêmen. Neste momento Israel lutava pela sua Independência. Uma guerra pela sobrevivência e autonomia do recém-proclamado Estado judeu.
Belém hoje: É uma cidade palestina da Cisjordânia, sob regime israelense. Conforme o acordo de Oslo, Israel deixou Belém sob controlo civil da Autoridade Palestiniana em 1995. Belém fica cerca de 10 km a sul de Jerusalém, a uma altitude de 765 metros acima do nível do mar, ou seja, 30 metros mais alta que Jerusalém. A população urbana de Belém também inclui as povoações de Beit Jala e Betsaida.
Concluindo podemos dizer que, depois da profecia de Miquéias: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2). Esta cidade não foi mais a mesma. Foi grande alegria porque na “Casa do Pão” finalmente entrou Aquele que tinha autoridade para dizer de si mesmo: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6.48).
A alegria permanece no meio do povo de Deus, mesmo que, a pequena cidade judaica sofra questões políticas. Entendemos que o projeto de redenção de Deus para o homem é tão grandioso que é possível superarmos as dificuldades, pois a alegria espiritual não depende de circunstâncias de natureza política nem de natureza pessoal. A vinda de Jesus a este mundo trouxe para todos os que o aceitarem, a salvação eterna, a paz e alegria de viver.
MOMENTO DE UM BALANÇO.
PALAVRA QUE EDIFICA...EC.3.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras; tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se.
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora.
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz...
Mulher Cristã, não sei qual o tempo que você hoje vive, mas com certeza é permissão de Deus.
Aquieta-te, descansa e espera em Deus.
MARAVILHOSO PROPÓSITO DE DEUS
Numa sociedade em que a mulher era rejeitada, Deus não se importou com as convenções humanas. Mas, escolheu uma mulher para iniciar o seu plano de salvação.
É a verdadeira intenção de Deus, revelar-se aos homens sem observar suas relações sociais. Ele age de forma diferente da ordem humana manifestando seu poder, sua glória e seu amor.
Em cumprimento à promessa, da semente da mulher nascerá um que esmagará a cabeça da serpente.
Deus nos ofereceu uma oportunidade de salvação. Glória a Deus por isso!
Numa pequena cidade da Galiléia chamada Nazaré, uma virgem, Maria, recebeu a visita do anjo Gabriel. Que mensagem maravilhosa ela ouviu: Salve, agraciada! O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres.
Na sua simplicidade Maria assustou-se com aquela visita. Porém, o anjo disse-lhe: Não temas, achaste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho do Altíssimo. Disse Maria ao anjo: Como se fará isto?
Havia motivos mais que suficientes para que Maria não entendesse o que o Senhor lhe havia anunciado por meio do anjo.
Quantas vezes o Senhor tem falado conosco e não entendemos? Isto porque o limite da compreensão humana não permite entendermos a grandeza e a operacionalização do Senhor em nosso favor. Leia no livro de Lucas cap. 1 e vers. 37. "Para Deus não há impossível". Fortifique sua fé. O nosso Deus não conhece impossível.
O anjo explica a Maria: Descerá sobre ti o Espirito Santo, e o poder do Alttíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.